Eletricidade
Escolha o assunto e comece seus estudos!
Muito aprendizado decore de se fazer perguntas.

Eletromagnetismo
LISTA 88 – INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA
01. (FUVEST) Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um suporte isolante, como mostra a figura. O movimento do ímã, em direção ao anel,

a) não causa efeitos no anel.
b) produz corrente alternada no anel.
c) faz com que o polo sul do ímã vire polo norte e vice-versa.
d) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de atração entre anel e ímã.
e) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de repulsão entre anel e ímã.
02. (FAAP) A espira representada na figura tem área igual a 1 cm2 e resistência R = 2 x 10-3 ohms. O plano da espira é perpendicular a um campo magnético B uniforme. No instante inicial temos B = 0,2 T e, decorridos dois segundos, temos B = 1,4 T. Determine a corrente elétrica que circulou na espira durante esses dois segundos.

03. (ITA) Uma espira em forma de U está ligada a um condutor móvel AB conforme indica a figura. Esse conjunto é submetido a um campo de indução magnética B = 4,0 T, perpendicular ao papel e orientado para dentro dele.

Sabendo que a velocidade do condutor é v = 20 cm/s e que R = 2,5 x 10-2 ohms, determine:
a) A f.e.m. induzida no circuito.
b) A intensidade e o sentido da corrente elétrica induzida no circuito.
04. (FUVEST) Em uma experiência, um longo fio de cobre foi enrolado, formando dois conjuntos de espiras, E1 e E2, ligados entre si e mantidos muito distantes um do outro. Em um dos conjuntos, E2, foi colocada uma bússola, com a agulha apontando para o Norte, na direção perpendicular ao eixo das espiras.

A experiência consistiu em investigar possíveis efeitos sobre essa bússola, causados por um ímã, que é movimentado ao longo do eixo do conjunto de espiras E1. Foram analisadas três situações:
I. Enquanto o ímã é empurrado para o centro do conjunto das espiras E1.
II. Quando o ímã é mantido parado no centro do conjunto das espiras E1.
III. Enquanto o ímã é puxado, do centro das espiras E1, retornando a sua posição inicial.
Um possível resultado a ser observado, quanto à posição da agulha da bússola, nas três situações dessa experiência, poderia ser representado por

05. (UEL-PR) Um ímã, em forma de barra, atravessa uma espira condutora retangular ABCD, disposta verticalmente, conforme a figura abaixo.

Nessas condições, é correto afirmar que, na espira:
a) não aparece corrente elétrica induzida quando o ímã se aproxima nem quando se afasta da espira.
b) tem-se uma corrente elétrica induzida, no sentido de A para B, apenas quando o ímã se aproxima da espira.
c) tem-se uma corrente elétrica induzida, no sentido de A para B, tanto quando o ímã se aproxima como quando se afasta da espira.
d) tem-se uma corrente elétrica induzida, no sentido de B para A, tanto quando o ímã se aproxima como quando se afasta da espira.
e) tem-se uma corrente elétrica induzida, no sentido de A para B, apenas quando o ímã se afasta da espira.
06. (UNESP) O freio eletromagnético é um dispositivo no qual interações eletromagnéticas provocam uma redução de velocidade num corpo em movimento, sem a necessidade da atuação de forças de atrito. A experiência descrita a seguir ilustra o funcionamento de um freio eletromagnético. Na figura 1, um ímã cilíndrico desce em movimento acelerado por dentro de um tubo cilíndrico de acrílico, vertical, sujeito apenas à ação da força peso. Na figura 2, o mesmo ímã desce em movimento uniforme por dentro de um tubo cilíndrico, vertical, de cobre, sujeito à ação da força peso e da força magnética, vertical e para cima, que surge devido à corrente elétrica induzida que circula pelo tubo de cobre, causada pelo movimento do ímã por dentro dele. Nas duas situações, podem ser desconsiderados o atrito entre o ímã e os tubos, e a resistência do ar.

Considerando a polaridade do ímã, as linhas de indução magnética criadas por ele e o sentido da corrente elétrica induzida no tubo condutor de cobre abaixo do ímã, quando este desce por dentro do tubo, a alternativa que mostra uma situação coerente com o aparecimento de uma força magnética vertical para cima no ímã é a indicada pela letra


07. (PUC-RS) Um anel, preso por um fio isolante, é solto na posição A e, durante seu movimento, atravessa um campo magnético B uniforme, passando pelas posições 1, 2, 3 e 4.

Surgirá, no anel, uma corrente elétrica induzida:
a) somente na posição 1.
b) somente na posição 2.
c) somente na posição 3.
d) nas posições 1 e 3.
e) nas posições 2 e 4.
08. (FAMERP) Uma espira condutora e circular está fixa, suspensa por uma haste isolante rígida, na posição representada na figura. Um ímã em forma de cilindro, com seus polos magnéticos norte (N) e sul (S), move-se em linha reta a partir do repouso no ponto A, no instante t0 = 0, até o ponto B, onde para novamente no instante t2. A velocidade máxima do ímã, entre os pontos A e B, é atingida no instante t1. O gráfico indica a velocidade escalar do ímã em função do tempo, entre os instantes t0 e t2.

Considerando os sentidos horário e anti-horário indicados na figura, é correto afirmar que, devido ao movimento do ímã, a corrente elétrica induzida na espira circulará
(A) no sentido anti-horário entre t0 e t1 e entre t1 e t2.
(B) no sentido horário entre t0 e t1 e entre t1 e t2.
(C) no sentido horário entre t0 e t1 e no anti-horário entre t1 e t2.
(D) no sentido anti-horário entre t0 e t1 e no horário entre t1 e t2.
(E) no sentido anti-horário entre t0 e t1 e não haverá corrente induzida entre t1 e t2.
09. (SANTA CASA) Uma espira metálica quadrada de lado L move-se com velocidade constante V e atravessa uma região de comprimento 3L onde atua um campo magnético constante B, perpendicular ao plano da figura e com sentido para dentro dela.

Considerando o sentido positivo para a corrente e o eixo x indicados na figura, o gráfico que representa a intensidade da corrente elétrica induzida na espira em função da posição (x) de seu lado vermelho é o indicado em


10. (UNESP) O microfone é um dispositivo capaz de converter ondas sonoras em sinais elétricos, transmitindo informações para um alto-falante ou um gravador. Ele é constituído por uma membrana oscilante, uma bobina e um ímã. Quando ondas sonoras atingem a membrana oscilante, ela passa a vibrar, fazendo a bobina oscilar com a mesma frequência das ondas na região onde atua o campo magnético criado pelo ímã do microfone, gerando uma corrente elétrica induzida.

Essa corrente é produzida devido ao fato de a vibração da bobina
(A) provocar a separação dos polos norte e sul do ímã do microfone, gerando uma corrente elétrica induzida entre esses dois polos.
(B) provocar uma variação do fluxo magnético através dela, gerando uma tensão elétrica e, consequentemente, uma corrente elétrica induzida.
(C) eliminar a tensão elétrica provocada pelo ímã do microfone, criando uma corrente elétrica constante e transformando energia mecânica em elétrica.
(D) causar uma variação na constante elástica da membrana oscilante, transformando ondas sonoras em sinais elétricos.
(E) gerar uma variação do comprimento do fio a ser percorrido pela corrente, modificando sua resistência elétrica e possibilitando o movimento dos elétrons desse fio.
Respostas
1- E
2- i = 3 x 10-2 A
3-
a) E = 1,6 x 10-2 V
b) i = 0,64 A anti-horário
4- A
5- E
6- A
7- D
8- A
9- C
10- B