Ondulatória
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“A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.”
Albert Einstein

Ondulatória
LISTA 64 – ACÚSTICA
01. (Unimontes-MG) Considere as afirmativas abaixo, relativas às ondas sonoras. Dentre elas, há afirmativas verdadeiras e afirmativas falsas.
I. O som é uma onda longitudinal, que se propaga em um meio material, cuja frequência, audível pelo ouvido humano, está compreendida na faixa de 20 Hz a 20.000 Hz.
II. A intensidade de um som é tanto maior quanto maior for a amplitude da onda sonora.
III. A altura de um som é caracterizada pela amplitude da onda sonora.
IV. Dois sons de mesma frequência e mesma intensidade possuem timbres diferentes quando suas formas de onda correspondentes são diferentes.
Com relação às ondas sonoras, são verdadeiras as afirmativas:
a) II e III, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
02. (PUC-RJ) Considere as seguintes afirmações a respeito de uma onda sonora:
I. É uma onda longitudinal.
II. A densidade das moléculas no meio oscila no espaço.
III. A velocidade de propagação independe do meio.
Quais dessas afirmações são verdadeiras?
a) I, II e III
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) Nenhuma delas
03. (ENEM) Quando adolescente, as nossas tardes, após as aulas, consistiam em tomar às mãos o violão e o dicionário de acordes de Almir Chediak e desafiar nosso amigo Hamilton a descobrir, apenas ouvindo o acorde, quais notas eram escolhidas. Sempre perdíamos a aposta, ele possui o ouvido absoluto. O ouvido absoluto é uma característica perceptual de poucos indivíduos capazes de identificar notas isoladas sem outras referências, isto é, sem precisar relacioná-las com outras notas de uma melodia.
LENT, R. O cérebro do meu professor de acordeão. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 15 ago. 2012 (adaptado).
No contexto apresentado, a propriedade física das ondas que permite essa distinção entre as notas é a
a) frequência.
b) intensidade.
c) forma da onda.
d) amplitude da onda.
e) velocidade de propagação.
04. (FEI-SP) O aparelho auditivo humano distingue no som três qualidades, que são: altura, intensidade e timbre. A altura é a qualidade que permite a essa estrutura diferenciar sons graves de sons agudos, dependendo apenas da frequência do som. Assim sendo, podemos afirmar que:
a) o som será mais grave quanto menor for sua frequência.
b) o som será mais grave quanto maior for sua frequência.
c) o som será mais agudo quanto menor for sua frequência.
d) o som será mais alto quanto maior for sua intensidade.
e) o som será mais alto quanto menor for sua intensidade.
05. (FUVEST) O resultado do exame de audiometria de uma pessoa mostrado nas figuras abaixo. Os gráficos representam o nível de intensidade sonora mínima I, em decibéis (dB), audível por suas orelhas direita e esquerda, em função da frequência f do som, em kHz. A comparação desse resultado com o de exames anteriores mostrou que, com o passar dos anos, ela teve perda auditiva. Com base nessas informações, foram feitas as seguintes afirmações sobre a audição dessa pessoa:
I. Ela ouve sons de frequência de 6 kHz e intensidade de 20 dB com a orelha direita, mas não com a esquerda.
II. Um sussurro de 15 dB e frequência de 0,25 kHz é ouvido por ambas as orelhas.
III. A diminuição de sua sensibilidade auditiva, com o passar do tempo, pode ser atribuída a degenerações dos ossos martelo, bigorna e estribo, da orelha externa, onde ocorre a conversão do som em impulsos elétricos.

É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.
e) II e III.
06. (UNESP) Define-se a intensidade de uma onda (I) como potência transmitida por unidade de área disposta perpendicularmente à direção de propagação da onda. Porém, essa definição não é adequada para medir nossa percepção de sons, pois nosso sistema auditivo não responde de forma linear à intensidade das ondas incidentes, mas de forma logarítmica. Define-se, então, nível sonoro (β) como β = 10 · log(I/I0), sendo β dado em decibels (dB) e I0 = 10–12 W/m2. Supondo que uma pessoa, posicionada de forma que a área de 6,0 × 10–5 m2 de um de seus tímpanos esteja perpendicular à direção de propagação da onda, ouça um som contínuo de nível sonoro igual a 60 dB durante 5,0 s, a quantidade de energia que atingiu seu tímpano nesse intervalo de tempo foi
(A) 1,8 × 10–8 J.
(B) 3,0 × 10–12 J.
(C) 3,0 × 10–10 J.
(D) 1,8 × 10–14 J.
(E) 6,0 × 10–9 J.
07. (FAMERP) A figura representa, na mesma escala, duas ondas sonoras que se propagam no ar.

Com relação a essas ondas, pode-se afirmar que apresentam
(A) o mesmo período e a mesma velocidade de propagação.
(B) a mesma amplitude e a mesma frequência.
(C) o mesmo comprimento de onda e o mesmo período.
(D) a mesma frequência e o mesmo comprimento de onda.
(E) a mesma velocidade de propagação e a mesma amplitude.
08. (FAMERP) Nos equipamentos eletrônicos que emitem ondas sonoras, geralmente, há um dispositivo que permite controlar o volume do som.

Quando mudamos o volume do som, necessariamente, altera- se, na onda sonora emitida,
(A) o período.
(B) o comprimento de onda.
(C) a frequência.
(D) o timbre.
(E) a amplitude.
09. (SANTA CASA) O gráfico mostra o nível mínimo de intensidade sonora (limiar auditivo) que uma onda sonora deve ter para sensibilizar o sistema auditivo de uma pessoa de 90 anos ao atingi-lo, em função da frequência da onda sonora. Note que os valores no eixo das ordenadas são decrescentes.

O nível de intensidade sonora, quando medido em decibéis, é dado por β = 10 · log(I/I0), sendo β o nível de intensidade sonora, I a intensidade da onda sonora e I0 um valor constante e igual a 1,0 × 10–12 W/m2. Sabendo que as ondas sonoras se propagam no ar com velocidade de 330 m/s, a intensidade mínima que uma onda sonora de comprimento 0,10 m deve ter para sensibilizar o sistema auditivo de uma pessoa de 90 anos ao atingi-lo é, aproximadamente,
(A) 3,8 × 10–3 W/m2.
(B) 1,0 × 10–9 W/m2.
(C) 1,0 × 10–5 W/m2.
(D) 3,8 × 10–9 W/m2.
(E) 3,0 × 10–5 W/m2.
10. (ENEM 2022) As notas musicais, assim como a grande maioria dos sons encontrados na natureza, são complexas e formadas pela superposição de várias ondas senoidais. A figura apresenta três componentes harmônicas e a composição resultante, construídas na mesma escala, para um instrumento sonoro. Essa composição carrega uma “assinatura sônica” ou timbre do corpo que a produz.

RODRIGUES, F. V. Fisiologia da música, uma abordagem comparativa (Revisão). Revista da Biologia, v. 2, jun. 2008. Disponível em: www.ib.usp.br. Acesso em: 22 jun. 2012 (adaptado).
Essas componentes harmônicas apresentam iguais
a) amplitude e velocidade.
b) amplitude e frequência.
c) frequência e velocidade.
d) amplitude e comprimento de onda.
e) frequência e comprimento de onda.
Respostas
1- C
2- B
3- A
4- A
5- B
6- C
7- E
8- E
9- C
10- A