Ondulatória

Escolha o assunto e comece seus estudos!

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.”

Albert Einstein

icone dinâmica

Ondulatória

LISTA 63 – FENÔMENOS ONDULATÓRIOS

01. (ENEM) Ao sintonizarmos uma estação de rádio ou um canal de TV em um aparelho, estamos alterando algumas características elétricas de seu circuito receptor. Das inúmeras ondas eletromagnéticas que chegam simultaneamente ao receptor, somente aquelas que oscilam com determinada frequência resultarão em máxima absorção de energia.

O fenômeno descrito é a

a) difração.

b) refração.

c) polarização.

d) interferência.

e) ressonância.

02. (UNESP) Um dispositivo de demonstração chamado tanque de ondas, que neste caso são geradas por dois martelinhos que batem simultaneamente na superfície da água 360 vezes por minuto. Sabe-se que a distância entre dois círculos consecutivos das ondas geradas é 3,0 cm.

Um dispositivo de demonstração chamado tanque de ondas, que neste caso são geradas por dois martelinhos que batem simultaneamente na superfície da água

Pode-se afirmar que o fenômeno produzido é a

(A) interferência entre duas ondas circulares que se propagam com velocidade de 18 cm/s.

(B) interferência entre duas ondas circulares que se propagam com velocidade de 9,0 cm/s.

(C) interferência entre duas ondas circulares que se propagam com velocidade de 2,0 cm/s.

(D) difração de ondas circulares que se propagam com velocidade de 18 cm/s.

(E) difração de ondas circulares que se propagam com velocidade de 2,0 cm/s.

03. (FUVEST) Ondas na superfície de líquidos têm velocidades que dependem da profundidade do líquido e da aceleração da gravidade, desde que se propaguem em águas rasas. O gráfico representa o módulo v da velocidade da onda em função da profundidade h da água.

Uma onda no mar, onde a profundidade da água é 4,0 m, tem comprimento de onda igual a 50 m. Na posição em que a profundidade da água é 1,0 m, essa onda tem comprimento de onda, em m, aproximadamente igual a

(A) 8.

(B) 12.

(C) 25.

(D) 35.

(E) 50.

04. (ENEM) Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma.

Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto?

a) Ao se esconder atrás de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas.

b) Ao gritar diante de um desfiladeiro, uma pessoa ouve a repetição do seu próprio grito.

c) Ao encostar o ouvido no chão, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar.

d) Ao ouvir uma ambulância se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta.

e) Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de ópera faz com que uma taça de cristal se despedace.

05. (UNESP) A figura representa ondas chegando a uma praia. Observa-se que, à medida que se aproximam da areia, as cristas vão mudando de direção, tendendo a ficar paralelas à orla. Isso ocorre devido ao fato de que a parte da onda que atinge a região mais rasa do mar tem sua velocidade de propagação diminuída, enquanto a parte que se propaga na região mais profunda permanece com a mesma velocidade até alcançar a região mais rasa, alinhando-se com a primeira parte.

ondas chegando a uma praia

O que foi descrito no texto e na figura caracteriza um fenômeno ondulatório chamado

(A) reflexão.

(B) difração.

(C) refração.

(D) interferência.

(E) polarização.

06. (FAMERP) A figura mostra um diapasão, instrumento metálico que, ao ser golpeado, emite ondas sonoras com frequência correspondente a determinada nota musical.

Quando se aproxima um diapasão vibrando das cordas de um instrumento afinado, a corda correspondente à nota emitida pelo diapasão passa a vibrar com a mesma frequência. Esse fato é explicado pelo fenômeno de

a) ressonância.

b) difração.

c) interferência.

d) dispersão.

e) reverberação.

07. (FMABC) A figura mostra um sistema de eixos ortogonais x e y e a localização de dois pequenos alto-falantes, R e S, que emitem ondas sonoras em fase e de frequência 850 Hz, no sentido negativo dos eixos y e x, respectivamente. O alto-falante S dista 80 cm do ponto O, origem do sistema de referência.

A figura mostra um sistema de eixos ortogonais x e y e a localização de dois pequenos alto-falantes, R e S, que emitem ondas sonoras em fase

Considerando-se que os alto-falantes se encontram no ar e que a velocidade de propagação das ondas sonoras nesse meio é igual a 340 m/s, a menor distância entre o alto falante R e o ponto O para que nesse ponto ocorra interferência destrutiva é

a) 30 cm.

b) 50 cm.

c) 40 cm.

d) 70 cm.

e) 20 cm.

08. (UNESP) Quando uma onda se propaga por águas rasas, isto é, onde a profundidade é menor do que metade do comprimento da onda, sua velocidade de propagação pode ser calculada com a expressão velocidade da onda, em que g é a aceleração da gravidade local e h a profundidade das águas na região. Dessa forma, se uma onda passar de uma região com certa profundidade para outra com profundidade diferente, ela sofrerá variação em sua velocidade de propagação, o que caracteriza o fenômeno de refração dessa onda. A figura mostra uma mesma onda propagando-se por uma região de profundidade h1 = 3,6 m com comprimento de onda λ1 = 12 m e, em seguida, propagando-se por uma região de profundidade h2 = 0,9 m com comprimento de onda λ2.

Na situação apresentada, o comprimento de onda λ2 é

(A) 6 m.

(B) 2 m.

(C) 8 m.

(D) 1 m.

(E) 4 m.

09. (ENEM 2023) Em 2002, um mecânico da cidade mineira de Uberaba (MG) teve uma ideia para economizar o consumo de energia elétrica e iluminar a própria casa num dia de sol. Para isso, ele utilizou garrafas plásticas PET com água e cloro, conforme ilustram as figuras. Cada garrafa foi fixada ao telhado de sua casa em um buraco com diâmetro igual ao da garrafa, muito maior que o comprimento de onda da luz. Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a “luz engarrafada”.

garrafas plásticas PET com água e cloro

Que fenômeno óptico explica o funcionamento da “luz engarrafada”?

A) Difração.

B) Absorção.

C) Polarização.

D) Reflexão.

E) Refração.

10. (FAMERP 2023) Dois pulsos se propagam em sentidos opostos em uma corda homogênea, conforme mostra a figura. 

Antes de se superporem, os valores da velocidade de propagação e da amplitude do pulso à esquerda na figura são, respectivamente, vA e AA. Depois do intervalo de tempo em que ocorre a superposição, esse mesmo pulso estará se propagando com velocidade vD e amplitude AD, tais que

(A) vA = vD e AA > AD

(B) vA > vD e AA = AD

(C) vA = vD e AA = AD

(D) vA > vD e AA < AD

(E) vA < vD e AA > AD

Respostas

1- A    

2- A         

3- C    

4-

5- C    

6- A

7- E    

8- A

9- E    

 

10- C